Por Ana Carolina Miranda
Que os pets amam brincar ao ar livre todos nós sabemos, mas você sabia que é necessário tomar cuidado com as plantas que os animais têm contato?
Algumas plantas são perigosas e podem fazer mal para os animais, pois contém substâncias tóxicas. Mesmo tendo várias espécies de plantas que contém substâncias que fazem mal aos animais, os cachorros são os mais propícios a se contaminar com essas plantas, por causa de seu extinto curioso, acabam mordendo e ingerindo essas plantas com mais facilidade.
Vale a pena observar os sintomas mais comuns que seu animalzinho vai mostrar se caso ele ingerir alguma planta tóxica, como por exemplo:
Entre as plantas tóxicas para os animais, as mais conhecidas e comuns são: Lírio, Costela-de-adão, Comigo-ninguém-pode, Narciso, Tulipa, Hortênsia, Gerânio, Samambaia e Espada de São Jorge.
Os gatos podem ser muito prejudicados pelo Lirio, ainda mais se ingerir o pólen da planta em seu pelo enquanto se limpam, pois a flor pode causar problemas renais. As Samambaias são as mais comuns em apartamentos e também muito perigosa, pois causam vômito e diarreia.
As pessoas que possuem horta em casa também precisam ter cuidado com as espécies que cultivam, as folhas, o caule e o fruto verde do tomate são tóxicos para os animais. Além do alecrim, orégano, menta, capim-limão e lavanda que também são muito cultivados em casa e causam problemas gastrointestinais nos animais de estimação.
Lembre-se, antes de plantar uma flor ou cultivar hortaliças em casa, consulte um Médico Veterinário e proteja seu animalzinho.
Curtiu o assunto? Para ver mais conteúdos como esse acesse: https://hvuniguacu.com.br/