Por Ana Carolina Miranda
Você já apresentou o catnip para o seu gatinho?
Mais conhecida como erva do gato, catnip ou a Nepeta Cataria faz parte da família do hortelã e da menta, se trata de uma planta muito aromática, que é muito amada para alguns tutores, mas nem tanto por outros que acabam tendo dúvidas sobre os efeitos imediatos que causa nos felinos.
Portanto vamos esclarecer algumas dessas dúvidas sobre essa plantinha que pode ser benéfica para alguns gatos.
A erva vicia ou faz mal para o gato?
Uma das perguntas mais frequentes sobre o catnip é se a planta pode viciar o felino. E não, a planta não causa dependência no animal, pois não existe nenhuma composição nela que cause dependência e não existem restrições de uso.
O que pode acontecer em caso de uso excessivo é a planta perder o efeito relaxante que proporciona ao pet e também pode causar desconforto gástrico, como vômitos e diarréia, caso o felino ingira a erva, o ideal é que ele somente sinta o cheiro da planta.
A erva é inofensiva e pode ser facilmente encontrada em pet shops na versão desidratada e em brinquedos ou em lojas de jardinagem na versão natural para plantio.
Quais são os efeitos da planta no animal?
Após ser inalada, o gato terá seus instintos aprimorados, assim, é natural que alguns felinos ao entrar em contato com a erva rosnem e ataque outros animais, pois eles se sentem predadores. Os efeitos comuns do catnip são agitação, euforia e excitação, portanto o gato irá brincar muito e gastar energia nesse estágio do consumo.
Alguns comportamentos que o gato terá durante o efeito da planta são:
Esses efeitos normalmente duram cerca de 15 minutos e logo após isso, o animal irá chegar ao estágio final dos efeitos, que é a sensação de relaxamento, então o gato irá se acalmar, podendo dormir por um tempo. Não se preocupe, basta algumas horas longe da planta que o felino voltará com seu comportamento normal.
Vale lembrar que o consumo da planta não é recomendado para animais com menos de quatro meses e é necessário que o ambiente seja telado, para que assim seu pet esteja seguro para aproveitar os efeitos do catnip.
Mas como usar o catnip?
O catnip tem um cheiro muito característico, que para os humanos, vai lembrar muito a erva-mate, a fragrância da substância nepetalactona, é a responsável pelos efeitos de agitação, excitação e relaxamento nos gatos,que só serão submetidos a esses efeito inalando o aroma da planta.
Portanto não tem segredo de como dar o catnip ao gato, basta espalhar um pouquinho da erva no chão e esperar que o animal cheire e interaja com a planta para que os efeitos aconteçam em questão de segundos. Uma segunda opção são os brinquedos ou acessórios que contém a erva do gato, tais como: ratinhos, bolinhas ou até arranhadores.
Uma dica legal, é passar o catnip naquele brinquedo que seu gato nunca gostou, assim, o felino vai gastar energia e se divertir com o brinquedinho caro que você comprou.
Agora, se você optar pela planta, pode oferecer para o animal somente a flor e também cultivar vasos com a planta em casa. Outra opção muito interessante é o spray do catnip, onde o tutor pode espirrar nos brinquedos, na cobertinha do pet ou até nos arranhadores, o spray é ótimo para proporcionar a sensação de relaxamento, sem contar que pode ajudar o animal a ter uma boa noite de sono, se for aplicado no local onde o gato gosta de dormir normalmente.
Na graduação de Medicina Veterinária aqui da Faculdade UNIGUAÇU, os acadêmicos encontram a chance de aprenderem tudo sobre os animais e se identificarem em área específica. Para você que deseja cursar Medicina Veterinária, agende sua prova pelo site: https://uniguacu.com.br/vestibular-de-inverno-2023/ e garanta sua vaga!
E aí, você já usou a erva do gato com seu pet e tem uma história divertida sobre essa experiência para nos contar? Deixe nos comentários!