Por Ana Carolina Miranda
Você sabia que cães e gatos também podem doar sangue?
Sim, esse ato de amor tem salvado muitas vidas no mundo pet!
Assim como para os humanos, a doação de sangue é um procedimento utilizado em diversos casos na Medicina Veterinária, por meio do método, é possível ampliar a chance de recuperação do animal, em alguns casos essa é a única saída.
Atenção aos pré-requisitos para o pet se tornar doador
Para que a doação seja feita de uma forma segura, é essencial que o tutor se atente a alguns requisitos, como:
Peso mínimo: Gatos: 4 kg; Cães: 25 kg;
Ter entre 1 e 8 anos;
Não ter histórico de doenças crônicas;
Precisa ser saudável;
Não ter histórico de transfusões recentes e problemas cardíacos;
Não estar no cio, em gestação ou amamentando e;
Estar com a vermifugação e a vacinação em dia.
Principais casos que precisam de transfusão sanguínea:
A doação de sangue para os pets é muito segura, não prejudica o animal em nenhum aspecto. Para garantir a doação, é feita uma avaliação clínica e exames laboratoriais como hemograma, antes da coleta de sangue ser repassada ao animal que precisa da transfusão. E vale ressaltar que o momento da doação é indolor e tem a duração de aproximadamente 10 minutos.
Durante o procedimento, é coletado no mínimo 300 ml e no máximo 450 ml de sangue. Após o procedimento, o organismo do animal recompõe o sangue automaticamente em cerca de 21 dias e as doações podem ser feitas com o intervalo de 3 meses.
O Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola realiza esse procedimento com profissionais altamente capacitados, contando com uma estrutura completa e com atendimento 24h.
Surgiu alguma dúvida sobre a doação de sangue animal? Entre em contato com nossos Médicos Veterinários pelo telefone: (45) 3565-3037