Por Giovanna Siewert Bianchi

Uma visão detalhada sobre a doença Tristeza Parasitária Bovina (TPB)

O que é: a Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é uma doença causada por protozoários do gênero Babesia e transmitida por carrapatos. Esses protozoários invadem os glóbulos vermelhos do sangue, causando anemia hemolítica aguda nos bovinos.

Como os bovinos contraem a doença? Pela picada de carrapatos infectados. Os carrapatos se alimentam do sangue dos animais e, transmitem os protozoários Babesia presentes em seu organismo para o sangue do bovino.

A doença é transmissível? A doença é transmissível entre bovinos através da picada de carrapatos infectados. No entanto, não é transmitida diretamente de um bovino para outro.

Como diagnosticar a TPB? Com base nos sinais clínicos apresentados pelo animal, juntamente com exames laboratoriais. Alguns dos exames comuns para diagnosticar a TPB incluem:

– Testes de esfregaço sanguíneo para identificar a presença de Babesia nos glóbulos vermelhos.

– Testes sorológicos para detectar anticorpos específicos contra a Babesia no sangue do animal.

Quais são os sinais clínicos da doença? Podem variar de leves a graves, como:

– Anemia

– Febre

– Fraqueza

– Palidez das mucosas

– Redução do apetite

– Perda de peso

– Icterícia (coloração amarelada das mucosas e olhos)

– Colapso e morte em casos graves

Tem cura? Como tratar a TPB? O tratamento geralmente envolve o uso de medicamentos antiprotozoários administrados por via intramuscular, recomendados e realizados por um Médico Veterinário. Além disso, é importante tratar os sinais clínicos secundários, como anemia e desidratação, com fluidoterapia e suplementação nutricional. A remoção e controle de carrapatos também são fundamentais para prevenir a infestação.

O Hospital Veterinário UNIGUAÇU oferece uma estrutura completa para atendimento em bovinos, com uma equipe de Médicos Veterinários especializados prontos para oferecer os melhores cuidados ao seu rebanho. Além disso, a equipe vai até a propriedade para avaliar e tratar os animais quando necessário. 

Agende uma consulta pelo telefone (45) 3565-3037 e conte conosco para cuidar da saúde do seu rebanho!

Endereço:

Valentim Celeste Palavro, 985
São Miguel do Iguaçu/PR
CEP - 85877-000

E-mail:

hvu@uniguacu.com.br

Telefone:

45 3565 3037

Endereço:

Valentim Celeste Palavro, 985
São Miguel do Iguaçu/PR
CEP - 85877-000

E-mail:

hvu@uniguacu.com.br

Telefone:

45 3565 3037

União de Ensino Superior de
São Miguel do Iguaçu © 2022